domingo, 7 de agosto de 2011

- Se estivesses no meu lugar, terias feito o quê? - perguntou-me ele.
Abanei a cabeça. Não tinha resposta para uma pergunta dificil como aquela.
Ele riu-se e pôs-se a olhar para a chavena de café.
- Quem me dera a mim ter-me safado sem responder, também. (...) Ou ia ter com ela ou não ia. Era uma das duas coisas. nao havia lugar para meios-termos. (...)
-Lá acabei por ir.
- E o que aconteceu a seguir, nao me dizes?
- Há muito tempo, quando era criança, li uma vez uma história - contou ele, sem nunca deixar de olhar fixamente para a parede da frente. - Já nao me lembro bem de tudo, mas nunca me esqueci da ultima frase.
 " E quando acabou, o rei e os seus conselheiros escangalharam-se a rir que nem uns perdidos."

Não achas este final um tanto estranho?

(...) não há moral a extrair desta historia. acontece que isto foi uma coisa que se passou de facto comigo. uma coisa que se passou com todos nós. Por isso é que não me deu vontade de rir quando ela me foi contada. Ainda hoje não lhe consigo achar graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário