segunda-feira, 4 de abril de 2011

Palavras que neste momento me fazem sentido

As Palavras e o Último Julgamento

Um dia, um certo pied noir chamado Albert Camus disse "We only know of one duty, and that is to love”

Esta foi uma das brilhantes frases deste escritor e filósofo argelino que escreveu "A Peste" e que ficou imortalizado pelo "Invincible Summer" e que escrevia tanto sobre Santo Agostinho como sobre o Amor.

Ontem deixei no meu mural "Malditas palavras capazes de partir os mais fortes corações e matar as mais alegres pessoas". De Palavras ainda não sei tanto como Camus, mas sei o mal que podem fazer assim como o mal que o rombo e fosso de um silêncio pode fazer a um coração.

É como cairmos num poço de gelo, mas sentimos tudo. O frio cortante, e o pior: não perdemos consciência. Não há hipotermia, há sim um sentido apurado ainda mais do que nos está a acontecer, do que as palavras não estão a dizer. E, por isso, quando alguém, um amigo, ou nós próprios conseguimos sair a tanto custo do poço, gelados, molhados, com -15ºC lá fora sem niguém para nos aquecer, só temos as palavras para nos defendermos. É assim o Amor. Cada um defende-se como sabe.

Quem com palavras trabalha, com palavras se defende. Das piores formas, de formas e com palavras que já nem se lembra, mas é o instinto de sobrevivência a funcionar. Por isso, a certa altura das nossas vidas, damos por nós, já com alguma experiência, a pensar "eu ou tu?". Escolho-me a mim.

E assim voltamos às malditas palavras que batem aos pontos o maldito silêncio - porque nem toda a gente tem os mesmos recursos emocionais - capazes de partir os mais fortes corações e matar as mais alegres pessoas.

Pessoas que se amavam, que eram cumplices, que tinham planos e que agora pelo menos uma delas - a das palavras - não sabe o que fazer, pois a outra - a do silêncio - está partida e ela - a das palavras - não sabe como fazer para a colar, ajudar.

E sobretudo não sabe se ele irá voltar a ser a mesma pessoa. A pessoa do sorriso lindo, das conversas sem fim, das ideias conjuntas, da forma de ser complicada tão diferente da dela, mas era por isso que ela o amava e ama tanto.

Mas nem isso ela lhe pode dizer com medo que ele se parta ainda mais.

Por isso, Camus disse e muito bem "I shall tell you a great secret, my friend. Do not wait for the last judgment, it takes place every day.”. E eu respondo-lhe: "Not to worry, It as arrived already, because of those damn words."

crónica de Ana Anes

Sem comentários:

Enviar um comentário